14 março 2014

Virtude. 2 Pedro1:5


“Virtude” uma necessidade para a sociedade do século 21. Pode-se observar sua carência em cada zona de ação do homem moderno, como por exemplo na política. Ao refletirmos sobre os acontecimentos destes últimos meses no governo brasileiro há apoio suficiente para questionarmos o comportamento de lideranças políticas quanto à atitudes moralmente desprezíveis.
A igreja também sofre com escândalos por parte daqueles que têm pouca experiência de compromisso com Deus. Porém, o apóstolo Pedro ao escrever sua segunda carta no capítulo primeiro vers. cinco, afirma que de forma inteligente, com entendimento o homem deve buscar a virtude. O cristão tem tudo que é necessário para uma vida exemplar. Jesus disse que somos Luz do mundo e Sal da terra.
Pedro afirma que há a necessidade de empenho ou de contribuir além da medida, contribuir com o melhor para alcançar o objetivo este é o significado de ‘pareisfero’ contribuir. Também afirma que deve ser com toda a diligência ou seja, com  ansiedade em executar, ter interesse em mudanças em agir de forma que as leis que regem sua conduta não comprometa de forma negativa outras pessoas, ou o grupo a qual pertence.
A virtude é uma boa conduta que envolve os pensamentos, sentimentos e ação, ou seja o indivíduo. Que só é possível ser alcançada se houver um empenho na construção de pensamentos saudáveis, Tg. 1: 17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto”; sentimentos como recomenda Paulo em Filipenses 2: 5 “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus”, e ação que é o resultado do que se pensa e se sente ao ser pautada na recomendação de Paulo também em Filipenses  4: 5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens”.  Se o comportamento da sociedade do século 21 for orientado pela Palavra de Deus, este comportamento será irrepreensível e mais humano. Parece uma utopia? Não. Parece ser a ação de cristãos que entendem que são Sal para terra e Luz para o mundo.

Ednéia Jenny Pyles Pereira

Gna.13.10.2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário