Alegria- Filipenses 3:1


 A carta aos filipenses tem como objetivo principal agradecer a oferta que Paulo recebera enquanto estava preso. Contudo, há uma preocupação em orientar qual a maneira de viver daquele que é nascido de novo, mesmo que isso implique em sofrimento. Também alerta no capitulo três sobre o perigo da infiltração de legalistas e libertinos na igreja. O apóstolo tem uma inquietação com o bem estar dos filipenses por isso não hesita em adverti-los.
O perigo com heresias e com falsos irmãos era uma realidade constante nos dias de Paulo como o é para os cristãos nos dias atuais. A preocupação não era sem fundamento, seus oponentes proclamavam Cristo por inveja para causar-lhe problemas e parece que também para a igreja (1:28-29) já que sofriam por Cristo.
Mesmo assim, a recomendação é para que eles se alegrassem. O substantivo alegria e o verbo aparecem quatorze vezes nessa pequena carta. Isso nos faz pensar a importância do apelo.
Alegria pela participação no evangelho, pelo crescimento das igrejas, pela comunhão entre os irmãos, entre outras razões compõem o conteúdo da carta. A alegria é em muitas ocasiões desafiadora, mas em tempos de aflição pode ser obtida através da oração de rendição total a Deus. Oração que nos leva a aguardar com confiança o agir de Deus, na certeza de que Ele controla todas as circunstâncias.

É importante que o cristão seja alguém que se alegra, que tem sua esperança e confiança irrestrita em Cristo. Mesmo que os dias sejam de aflição ou angústia, incertezas ou acusações, cabe ao cristão ouvir a recomendação de Paulo alegrem-se sempre no Senhor. É dessa alegria que se origina em Deus, que o crente tira a sua força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário