Mulher de Virtudes - Pv.31:10

PV. 31:10-31 é um poema acróstico,ou seja cada versículo inicia com uma letra do alfabeto hebraico. Os provérbios são declarações breves que expressam verdades a respeito do comportamento humano. Por ser em linguagem figurada é passível de várias interpretações.  Neste trata da mulher ideal e a pergunta quem a achará?  demonstra a busca por essa pessoa, que é uma mulher de virtudes, de capacidade, de força.  Assim pretendemos estudar as qualidades apresentadas no texto nas perspectivas da vida pessoal, matrimonial e materna.
VIRTUDES NA VIDA PESSOAL
Edificar uma vida saudável  não acontece por acaso, é o resultado de uma intenção deliberada, de determinação e prática. Ao ler Dt. 6 percebe-se alguns princípios dados por  Moises aos hebreus que são norteadores para aqueles que buscam na Palavra de Deus as orientação necessárias para  edificação pessoal.
1-      Ouvir- v.4  O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ouvir neste texto diz respeito a reconhecer o governo de Deus sobre si. Não basta declarar que Deus é o único Senhor se não houver disposição para obedecer, é necessário uma entrega constante que gere confiança em Deus por parte da mulher cristã. Essa atitude traz senso de direção e realização tão necessários para a mulher.
2-      Amar a Deus- v.5,6. Observe a repetição da palavra todo no textoenfatizando completudeOu seja, a origem da devoção deve ser por completo: com todo o coração que é o centro da vida física e emocional; toda a alma: sede da vontade, dos desejos, dos sentimentos; e toda força: com vigor, com habilidade, com poder. É uma busca diária que transforma o relacionamento da mulher com Deus.
3-      Não esquecer do Senhor v.10-15. Neste texto, Moises adverte os hebreus para não  esquecerem que o Senhor os havia tirado do Egito e por conseqüência deveriam teme-lo. Diante das facilidades da nova era eletrônica é  um perigo esquecer  de quem nos tirou do pecado, das trevas, não reconhecendo que o amor de Deus é que nos leva à salvação. A autosuficiência é uma ameaça à fé. Temer o Senhor é reverencia-lo, respeitando sua vontade e obedecendo com alegria.
VIRTUDES COMO ESPOSA.
As mulheres romperam com inúmeras barreiras culturais e avançaram para diferentes áreas de trabalho, caracterizando a igualdade de gêneros que se estende para além das relações trabalhistas, como por exemplo na família. Isto tem gerado muitos conflitos entre os casais pela falta de compreensão dos diferentes papeis que exercem no relacionamento familiar.  Pv.31:11,12 apresenta virtudes importantes no relacionamento do casal:
1-      Confiabilidade- Não só as relações familiares devem ser construídas sobre essa virtude, mas é impossível que se negligencie no casamento.  Depositar confiança nas atitudes do cônjuge sabendo que o seu proceder é marcado por boas obras e comportamento que corresponde à declaração de adoradores de Deus é essencial entre o casal cristão. Pv.12.4,  1 Tm.2.10
2-      Bondade – entre os familiares deve haver a disposição de fazer o bem uns para com os outros. Essa virtude diz respeito a um comportamento lícito, de fazer o que é eticamente aprovado Pv.19:14. Na família em que se preserva atitudes de bondade cada membro desfruta de vida emocionalmente saudável.
Como esposa a mulher deve compreender que sua posição ao lado do marido deve ser de companheira na construção de uma vida em comum em que todos podem ser felizes.
VIRTUDES COMO MÃE
Não há outro papel com maior influência na sociedade do que o exercido pela mãe. Suas palavras ou a forma como toca os filhos nunca são totalmente esquecidos, lembranças    que marcam por toda a vida, quer seja de forma positiva ou negativa. Mães que se comprometem com a maternidade têm um desafio importante para com seus filhos, o de  ensinar. O versículo  26  afirma que a mulher fala com sabedoria e ensina com amor.
1-      Fala com sabedoria- A mulher no papel de mãe deve escolher bem as palavras para construir seu lar e ajudar os filhos a crescerem e se desenvolverem como pessoas que conhecem a Cristo e servem a sociedade como bons profissionais. É um grande ministério perceber o potencial de cada membro da família e ajuda-los a explorar este potencial para que se sintam realizados e felizes.
2-      Ensina com amor- O papel da mãe é mais que ensinar palavras é ensinar através de um viver autentico. Em 2 Tm.1:5, Paulo afirma que a fé de Timóteo era ‘não fingida’, sem hipocrisia, autêntica. Ensinar a autenticidade da fé, e do caráter é uma das atribuições honrosas das mães.[1]
O tempo dedicado à família não é tempo perdido, antes é um investimento no lar. As mães são valorizadas por seu papel fundamental na educação dos filhos através do companheirismo, apoio e na dedicação.
Para a mulher cristã conquistar essas virtudes é uma decisão que exige determinação e  esforço  constante. A causa é excelente porque diz respeito a vida que se propõe viver com aqueles que ama,  compreendendo que  o papel que exerce na sociedade em nada é menos honroso ou menos importante que o papel do homem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário