14 março 2014

Mulher, Por que choras?

Edyla Pyles
A história da mulher numa perspectiva machista. A sociedade abriu oportunidade de trabalho para as mulheres por conveniência econômica, contudo não respeita a mulher e seus direitos. A violência contra a mulher é constante em todas as áreas. E a mulher continua em sua busca de liberdade no século vinte e um e seu choro é intenso e íntimo.
Quais os motivos que nos fazem chorar?
O pecado- Choro de Eva. Gn.3:6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. O choro de Eva era o choro das escolhas erradas. Eva pecou juntamente com seu marido e toda a humanidade sofreu as consequências. A família sente as consequências de suas ações. Seus filhos não se entendiam a ponto de um Caim matar Abel. Quantas mulheres sofrem atualmente por suas escolhas erradas no casamento e  na família?

Dor. O choro de Raquel, a dor da maternidade Gn.30:1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morroRaquel desejava muito ser mãe. Era discriminada, tida como não favorecida por Deus. Pensava que a felicidade estava em ser como as outras mulheres. Muitas mulheres sofrem no desejo de ser mãe, outras sofrem pelos caminhos que os filhos optam por seguir.

Perdas- Madalena. A dor de perder o amor, os guias da vida Jo.8.7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. Madalena foi  levada perante o Senhor sendo exposta como escória da sociedade. Sua vida era de perdas: de oportunidade para ser feliz, para ser aceita pela comunidade, pela religião judaica. Muitas mulheres vivem em constante busca por sentir parte de algo, de um futuro.

Rejeição – Ana  a dor da incapacidade I Sm.1:5. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madreAna era uma mulher amada pelo marido, mas era incapaz de gerar um filho. Quantas mulheres se sentem incapazes diante das circunstâncias da vida tais como doenças, mortes, desemprego, etc. Diante da incapacidade há aquelas que desesperam e desistem de viver.


A história da mulher sob a perspectiva de Jesus.
.
  Trata a mulher como indivíduo Gl.3:28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.Jesus vê a mulher como pessoa com sonhos, dores, possibilidades.

Dá um sentido para a vida, uma missão Jo.20:17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso DeusMadalena recebe a orientação de Jesus para ir contar a seus discípulos que Ele não estava morto. A mulher sempre tem uma resposta positiva ao evangelho e a ele se dedica. Mesmo em momentos difíceis a mulher sempre se mantém firme em suas convicções.

Faz uma promessa  Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima Ap.7:17 há uma promessa que em todo o sofrimento o Senhor enxugará toda a lágrima. Todo o sofrimento cessa e a alegria é passageira. As lutas não são eternas. Haverá um tempo de refrigério e paz.

É através do evangelho que a mulher encontra a certeza que Jesus não a discrimina ao contrário a valoriza e dela cuida. Ele enxugará dos olhos toda lágrima, e dela cuida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário