10 setembro 2014

Vida de oração: característica do povo de Deus

1 Tm.2:1               

A história de Israel é permeada e sustentada pela oração. Há muitos relatos de pessoas orando em momentos cruciais da nação judaica. Esse relacionamento caracteriza os judeus como povo de Deus. No texto de hoje o apóstolo Paulo conscientiza seu jovem pastor a respeito das responsabilidades com o procedimento do culto público.
Curioso que Paulo orienta a respeito da importância da oração no culto o que se observa nas palavras ‘antes de tudo’ ou ‘primeiramente’, transmitindo a ideia de importância e não de tempo.
Assim, as orações devem ser feitas a Deus a partir da compreensão de uma necessidade real, esperando que sejam respondidas. Deveriam incluir a súplica que é o pedido humilde, aflito daquele que busca refúgio em Deus; a intercessão que é a súplica pela causa de outra pessoa; e ação de graças que é a gratidão pelos benefícios e obra divina em favor do homem.
O ensino de Paulo é que as orações deveriam ser por todos os homens, pelos governantes, o que nos faz recordar que estes não eram cristãos, e muitos perseguiam a igreja matando muitos fieis, como o Imperador Nero. Essa recomendação do apóstolo remete à responsabilidade evangelizadora da igreja, a qual se inicia na oração. É através da oração que obstáculos que bloqueiam a salvação são removidos, e que os cristãos podem receber motivação e poder para evangelizar os perdidos. Paulo conclui a orientação afirmando que Deus deseja que todos os homens sejam salvos.

Portanto, conforme 1 Tm. 2:1 e 2 os cristãos sinceros têm como tarefa alcançar os perdidos através da oração por ser isso que caracteriza o cristão: seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário