15 maio 2014

Permanecer em Deus João 15:4-8



Edyla Aises Pyles
Imagens - Imagens paisagem natural

Jesus sabendo que se aproximava a hora de partir, chamou seus discípulos e lhes deu as últimas instruções. Estabeleceu uma condição: Permanecei em mim. Esta expressão implica, assim compreendemos, um andar bem próximo de Cristo, em estreita intimidade com Ele, situação em que a alma encontra delícia ao provar de perfeição moral.
Permanecer em Cristo supõe um coração em comuhão com Ele, um coração que se compraz em confiar nEle e aprender dEle. É viver pela influência de sua presença experimentada pela fé.  Estar constantemente na presença do Cristo é estar sob sua influência e isso traz implicações importantes tais como:
Dar muitos frutos. Em João 15 essa verdade é apresentada de duas maneiras: uma positiva e outra negativa. Primeiro é dito que não podemos dar fruto se não permanecermos em Cristo. Não se pode fazer confusão entre dom e fruto de Gl. 5.22 e 23 que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Essas qualidades descrevem a beleza moral do cristão. Assim aprendemos que o fruto, que produzem aqueles que nEle permanecem é  a reprodução do caráter do Cristo. Segundo que só haverá fruto se houver permanência em Cristo.
No texto de Gálatas 5 o fruto do Espírito não é um serviço, ou o exercício de um dom por mais importante que sejam. O fruto do Espírito é o resultado natural daqueles que permanecem sob a influência de Deus, tendo sua vida transformada 2 Co 3:18 E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
Outra implicação de estarmos em Cristo é a certeza de termos nossas orações ouvidas. Jo.15:7  Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Por meio dessa promessa o Senhor nos ensina qual  é a condição para que nossas orações sejam ouvidas. Sob a bendita influência de sua presença nossos pensamentos e sentimentos serão submetidos a Ele e consequentemente nossas orações serão conforme sua mente. Se orarmos cheios de Cristo, obteremos resposta para nossas orações .
Outra característica daquele que está sob a influência do Espírito Santo é que a maneira de viver é adequada à de Cristo. 1 Jo.2:6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. O crente encontra em Cristo o perfeito modelo para o seu andar. Podemos dizer que uma característica constante na vida de Jesus era a total ausência de vontade própria. Ele fazia a vontade do Pai e servia aos demais com amor.
Permanecer em Cristo gera fervor no aguardo de sua volta. I Jo.2:28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.  À medida que permanecemos  em Cristo somos preservados na fé.  Há esperança na sua volta e as verdades em que acreditamos não serão desmentidas.
Permanecer em cristo nos preserva do pecado cuja origem é diabólica. I Jo.3:6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu. O pecado causa ruína ao homem e terríveis sofrimentos. Estar sob a influência do Espírito Santo fortalece a vontade humana para vencer esse grande inimigo que busca nos destruir.
Jesus disse: Permanecei em mim .... porque sem mim nada podeis fazer. Jo15:4-5. Podemos possuir dons, ter zelo, possuir muito conhecimento e uma larga experiência cristã, contudo, não podemos fazer nada separados de Cristo.
Sem Cristo tropeçamos na menor prova e caímos nos maiores pecados. Já que não podemos fazer nada separados dEle busquemos permanecer nEle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário