01 abril 2014

A Força da família [1]


 
            Deus ao criar o homem e a mulher colocou neles seu favor -abençoou,  dando-lhes orientações quanto à família:

 Gn.1:28 “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos”. E ao levar a mulher ao homem diz: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” Gn.2:24,25. 

Nestes dois versículos encontramos quatro princípios eternos que fortalecem o casamento:
-          separação: deixará pai e mãe
-          permanência : se unirá a sua mulher
-          unidade: serão uma só carne
-          intimidade: “viviam nus, e não sentiam vergonha”

Deus deixou diretrizes fundamentais que fortaleceriam a família e a manteria sólida. A primeira orientação de Deus para o homem não se tratava de trabalho, economia, governo, leis, tratava-se da felicidade do homem em casa. Isto era a prioridade de Deus.

A mulher tem papel tão importante quanto o homem nesta construção da felicidade doméstica, principalmente na criação dos filhos. Não existe participação mais influente do que a mãe, se boa ou ruim as marcas são permanentes. A oportunidade para construir uma família edificada na palavra de Deus é agora.

“Manter um casamento harmonioso e um sólido e altruísta compromisso com a maternidade nunca tiveram tanta importância como agora” (p.52)

Em Pv.24:3,4 “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável”

Salomão indica que os lares são construídos com três ferramentas: sabedoria, discernimento e conhecimento.

Sabedoria é a capacidade de ver com discernimento, enxergar a vida com os olhos de Deus. Discernimento é a capacidade responder com percepção. Conhecimento é a extraordinária capacidade de aprender com percepção- descobrindo e crescendo” (p.53).

            Sabemos entretanto, que só alcançaremos estas ferramentas e só as usaremos constantemente se houver disposição para isso. Neste mês estaremos orando pelas nossas famílias, pedindo sabedoria, discernimento e conhecimento de Deus para participarmos de mudanças fundamentais em nossas famílias.

Sugestões: Liste ações que nortearão os dias da próxima semana, como por exemplo: deixar um recadinho na cama dos filhos, fazer uma comida que o marido aprecia e dizer que fez para ele, se arrumar para espera-lo, etc.




[1] SWINDOLL,Charles R. Família Forte. Belo Horizonte: Atos,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário